Este ano vamos estar comemorando 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e revendo algumas fotos, encontrei estas do desfile da Mauy de Outono-Inverno 2008 que desfilamos no Dragão Fashion e era inspirado na obra da Tarsila do Amaral, grande artista plástica participante do evento de 1922.
Para quem não sabe, a Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica, exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse. Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros.
Confiram abaixo as fotos do desfile da Mauy feito por mim que teve como referência, obras de Tarsila como o Abaporu, Cuca, Antropofagia e outras:
Essa nossa coleção foi bastante elogiada. Bom revê-la. E também adoramos o trabalho da Tarsila do Amaral que foi uma grande divulgadora da cultura brasileira através das suas obras.
ResponderExcluir