***Artes da Cris Arruda***

"O Senhor é meu pastor e nada me faltará"


sábado, 13 de agosto de 2011

Glam ou Hippie. O novo mood 70

      Quem pensa na década de 70 logo se lembra das famosas calças boca de sino, o visual meio hippie, ou quem sabe em um estilo mais discoteca, com meias coloridas e muito brilho. Os anos 70 foram marcados por diversas manifestações na música, na moda e no estilo de vida dos jovens, e esse visual diferente está de volta nas passarelas e promete fazer sucesso no Inverno 2011 ,Verão 2012 e no Inverno 2012.
       Eu que nasci em 1970, tenho lembranças de infância muito bacanas como a novela Dancing Days, onde eu me lembro de pedir a minha mãe para frisar o meu cabelo e comprar meias de lurex para usar com as minhas melissas. E ainda, dancei muito com os LPs (isso é importante) da novela Locomotivas, da Grace Jones, do ABBA e do Elton Jonh. Mas quem é da minha idade, também deve lembrar do seriado da Mulher Maravilha , das Panteras e da Vila Sésamo. Muito legal!!!
    Também na década de 70, o conceito de arte contemporânea começa a surgir. Acontece enfim, com a Op Art, baseada na geometrização da arte, onde os principais artistas eram Andy Warhol e Roy Liechtenstein, tendo como referência os ícones da época e o mundo festivo dos setentas.
      Mas falando de moda,  o visual hippie dos anos 70 foi uma continuação da moda dos anos 60, marcada pelo conforto, acima de tudo. Por isso prevalecem as peças soltas, como vestidos, saias e batas, tudo com estampas que remetem à natureza, como flores. E na metade da década de 70, o estilo hippie começa a perder força e dá espaço para a famosa Era Disco, eternizada por clássicos como o filme Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta e pela Disco 54, famosa boite de Nova York. Então, o que víamos eram as camisas de cetim, meias-calça de lurex, roupas à base de lycra e plataformas, tudo com muito brilho e cor. Enquanto para os hippies a antimoda era a palavra-chave, o glam-rock trouxe de novo a cor ao jogo dos sexos ,com David Bowie que se manifestou contra o desleixo geral, através de roupas de uma elegância cintilante e de uma requintada aparência estética.
     A década também foi marcada pelas roupas unissex. A calça jeans, por exemplo começou a ser usada pelas mulheres e iniciou seu reinado que dura até hoje. Nâo podemos esquecer do visual andrógino e purpurinado muito marcado lá fora por David Bowie, Mick Jagger e Fred Mercury e aqui no Brasil, por Ney Matogrosso e os Dzi Croquettes.
    Como na moda tudo se recicla constantemente, os grandes clássicos dos anos 70 prometem ser tendência nesta e nas próximas estações.Mas eles vêm repaginados e modernizados, com um  ar retrô. Saias e vestidos longos com estampas florais ou orientais, batas em algodão ou em tecidos naturais voltarão  no maior estilo hippie-chic. E as calças boca de sino também serão hits, assim como as pantalonas e as camisas cintilantes, para quem curte o estilo glam disco. E agora, basta vocês  escolherem de que lado vão ficar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião vale muito para mim. Obrigada!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...