***Artes da Cris Arruda***

"O Senhor é meu pastor e nada me faltará"


domingo, 17 de março de 2013

Grafite e Moda

Faz tempo, o grafite protagoniza uma história controversa, na qual  ora é aplaudido, ora é reprimido pela sociedade. Porém, uma vez entendido seu papel dentro do panorama artístico-cultural, assistir aos seus espetáculos, seja nas ruas ou nas galerias, passou a ser um estudo da nossa tão desafiadora e intrigante contemporaneidade. Por isso não é à toa que ele vem aparecendo em outros veículos de expressão.



Sua presença nas marcas jovens e descoladas é comum, muitas vezes até se fundindo com o DNA delas. Recentemente, labels que vão da luxuosa Louis Vuitton a Topshop se renderam, mais uma vez, ao encanto das tintas em spray. A primeira fez parceria com três grafiteiros de estilos bem distintos para criação de três estampas de lenço. Os escolhidos foram Aiko, Retna e os irmãos brasileiros “Os Gêmeos”. Já a fast fashion inglesa apostou nos jatos de tinta para diferenciar peças comuns com um toque artístico.

Nas passarelas, Felipe Oliveira Baptista trabalhou em cima de recortes de grafite em cores vibrantes. A ideia remeteu a uma obra desconstruída, como, se por cima dela, um novo trabalho tivesse sido pintado, deixando transparecer apenas parte de sua essência. 



Tomais Tait apostou em uma sala de desfile toda grafitada, para, ao som de hip hop, mostrar que sua estética minimalista tem muito desse universo de arte urbana e underground. E não podemos deixar de comentar a coleção de Louise Gray, que fez uma colagem das mais diferentes formas de grafite no melhor do seu estilo maximalista, e a marca japonesa Facetasm, que transformou os grafites em bordados sobre renda.

Editoriais de moda também podem lucrar muito com uma locação bacana, na qual o grafite vem como mais um elemento que chama o olhar. Um dos mais interessantes que vimos, por agora, foi o da campanha da marca descolada Emma Mulholland. Além dos grafites ao fundo, o light painting criou um efeito incrível de grafite sobre a foto.


E para quem ficou a fim de se inspirar ainda mais na cultura do grafite, deixamos para você algumas fotos da 2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, que acabou de acontecer no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. 


fonte: site da concept

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião vale muito para mim. Obrigada!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...